FUNDADORAS

GRUMALUC Teatro de Bonecos – Fundado em 1994 – Salvador/ BA, grupo autodidata, na arte milenar do teatro de bonecos busca sua identidade. Tudo começou mesmo por acaso pelo encantamento que o boneco transmitia a suas duas integrantes Márcia e Teca. Com 26 anos de experiência na área cultural, espetáculos de bonecos, 25 peças montadas, mais de 10.000 mil apresentações com um público atingido em torno de 1.500.000 espectadores, em locais diversos como praças, teatros, auditórios, escolas e empresas. Trilhas sonoras originais dos espetáculos em estúdio próprio para uma melhor qualidade e sonorização, vídeo sobre Diabete Melitus, 27 Oficinas de Construção de Bonecos, Workshops de Manipulação de Bonecos. O GRUMALUC se consolida com esse fazer da arte dos bonecos, escrevendo seus próprios textos, trilhas sonoras inéditas para cada espetáculo.

Já em Campinas no ano de 2000, atua na região metropolitana com espetáculos infantis elaborados para a arte-educação e as parcerias com a Mata de Santa Genebra, Estação Ambiental de Joaquim Egídio, Museu de História Natural, importantes para o trabalho do GRUMALUC, com ações conjuntas com o tema Educação Ambiental em projetos patrocinados pela Sanasa, Pirelli, Unimed Campinas e Petrobrás.

Projeto Itinerante: caminhão-palco, em 27 cidades do Estado de São Paulo, com o espetáculo “CRIA CORES” (Proac 6047), para público de todas as idades, patrocinado pela AES Eletropaulo e Gerdau, através das Leis de Incentivo Estadual. Projeto BONECOS ITINERANTES DE REPERTÓRIO (PROAC 9398), com o espetáculo CORAÇÃO VERDE nas cidades de Indaiatuba, ITU, Araçatuba, Lins, Promissão, Piracicaba e Santa Barbara D’Oeste.

A partir de 2003, faz parceria com a SANASA Campinas, com espetáculos nas escolas e na comunidade.

PRODUÇÕES

  • 2020 – Projeto ” Sarau Viva Nordeste ” – Cultura Popular em especial do nordeste do país com manifestação no Estado de São Paulo.
  • 2019 – Projeto ” Sanasa na comunidade ” – circulação do espetáculo  “ETA ESPONJA e ETE ESFREGÃO”. 
  • 2018 – Projeto ” BONECOS EM MOVIMENTO ” – circulação do espetáculo ” CORAÇÃO VERDE ” – PROAC Nº 21103 – projeto aprovado e em fase de captação de recursos, itinerância e circulação por 20 cidades a serem definidas. 
  • 2017 – Projeto ” PORÃ POTIRA ” – com espetáculo de mesmo nome, inspirado no livro da autora Vera Pereira ” O BRASIL, OS INDÍGENAS E A FLOR DE PRIMAVERA” livro infantil de conteúdo mágico e dados históricos, resgata o valor pelas nossas origens, a proximidade com a natureza e o amor. Letras e músicas de Vera Pereira, arranjos Teca Rios, Produção e Direção Grumaluc.
  • 2016 – Projeto ” IMAGINAÇÃO ” – produção e circulação do espetáculo ” Imaginação ” inspirado no livro da autora Vera Pereira “O Peixinho Prateado e o Gatão Branco” livro infantil de muita sensibilidade e singeleza, resgata o valor pela leitura, a proximidade com a natureza, os animais. Letras e músicas de Vera Pereira, arranjos Teca Rios, Produção e Direção Grumaluc.
  • 2015 – Projeto “A MATA ATLÂNTICA É AQUI ” – Itinerância do espetáculo “Coração Verde” , nas cidades de: Saquarema, Araruana, Cabo Frio, Armação de Buzios, Campos dos Goytacazes, São João da Barra ( RJ), Linhares, Conceição da Barra (ES) e Januária (MG).
  • 2015 – Projeto ” BONECOS ITINERANTES DE REPERTÓRIO ” – rodou em um caminhão-baú palco o espetáculo ” Coração Verde ” , atitudes conscientes pela conservação do meio ambiente, para o público de todas as idades, com a participação de 15.000 espectadores que assistiram gratuitamente ao espetáculo que circulou por 8 cidades na Região Metropolitana de Campinas e Noroeste do Estado de São Paulo, durante 3 meses. Patrocínio da Tuberfil, Oji Papéis Especiais, Beraca Sabará e apoio do Governo Estado de São Paulo – Programa de Ação Cultural – PROAC 9398. com produção executiva D’Colors Produções.
  • 2014 – ” PROJETO SANASA NA COMUNIDADE ” – Desenvolvido pela companhia de água e esgoto da cidade de Campinas (SANASA), com apresentações dos espetáculos infantisl ” ETA ESPONJA E ETE ESFREGÃO ” e ” AGORA VAI ” agendados para a comunidade local.
  • 2013 – Projeto “CRIA CORES” – Casa Teatral Itinerante, que rodou em um caminhão-baú palco e levou várias linguagens como: a contação de histórias, o circo, a dança, teatro de marionetes, artes plásticas e poesia. Contou também com artistas consagrados como o Dramaturgo Thiers Camargo Leite Junior (direção), o Poeta João Proteti, Antônio Carlos Rodrigues, projeto de iluminação e com Produção do GRUMALUC Teatro de Bonecos. Este novo projeto do Grumaluc inédito e para o público de todas as idades contou com a participação de 7.000 espectadores que assistiram gratuitamente ao espetáculo que circulou por 27 cidades na Região da grande São Paulo, durante 40 dias com patrocínio da AES Eletropaulo e GERDAU e apoio do Governo Estado de São Paulo – Programa de Ação Cultural – PROAC 2013. espetáculo que trata do universo do livro, incentivando o prazer pela leitura. Produção executiva (DIREÇÃO CULTURA).
  • Cria Cores é um espetáculo estilo teatro de Praça, montado em estrutura de caminhão/palco, cuja proposta é de criar um ambiente imersivo onde o espectador tenha a sensação de mergulhar no universo do livro e sentir através das cores e magias a importância cultural do universo interior do livro que escapa aos nossos olhos. A dramaturgia é baseada na linguagem da poética musical de textos e canções, promovendo entretenimento, sensibilizando o público adulto de dez anos e a criança de 80. A concepção artística se baseia no desempenho dramático de Atores interagindo com Bonecos através de processo estético multicor entre magias, som e luz.
  • 2012- Projeto ” ENTREGUE ÀS BARATAS “, espetáculo premiado pela Prefeitura Municipal de Campinas, através do Fundo de Investimento Cultural de Campinas (FICC 2011). Circulou por Entidades Sociais de Campinas e pelo Projeto Arte em Movimento, patrocinado pela PETROBRAS atendeu os alunos das EJAS em Hortolândia e Escola do Ensino Fundamental em Campinas. O espetáculo tem como tema principal a água explorada de forma lúdica por 3 ETS que invadem a terra já bastante castigada pela raça humana. Com 27 apresentações gratuitas reunimos mais de 5.000 espectadores, com apresentações no Bosque do Saber, Indaiatuba, patrocínio da Mann-Hummel, participação no 28º Domingo Ecológico. Produção Grumaluc e Direção de Thiers Camargo.
  • 2012- Projeto “Arte em Movimento” , apresentações de teatro nas escolas com a peça “ENTREGUE ÀS BARATAS”. Produção Grumaluc e Direção de Thiers Camargo.
  • 2011- Projeto ” Ambiente Articulando Arte”, apresentações e oficina para educadores com patrocínio da PETROBRÁS.
  • 2010- Projeto ” Construir e Cultivar”, apresentações de teatro e oficina de Educação Ambiental para educadores com patrocínio da PETROBRÁS.
  • 2008- Projeto “Mentes e Sementes”- ação continuada com apresentações da peça ” Coração Verde “para ensino fundamental, com 4 oficinas de Confecção e Manipulação de bonecos para Educadores em Campinas, Cosmópolis,Americana e Piracicaba patrocinados pela Petrobrás.
  • 2009- Projeto ” SANASA NA COMUNIDADE ” – Produção e Montagem do espetáculo “AGORA VAI ” , para rodar nas comunidades de Campinas.
  • 2007 – Ampliação do Projeto ” Uma Semente para Brotar 2007 “, com apresentações da peça ” Coração Verde ” para alunos da rede pública do ensino fundamental e oficina de confecção de bonecos para adultos em Campinas e região, patrocinado pela PETROBRÁS.
  • 2006 – Lançamento do Projeto ” Uma Semente para Brotar “, com apresentações teatrais e oficina de confecção de bonecos para crianças, patrocinado pela PETROBRÁS.
  • 2006 – PRESÉPIO com bonecos em tamanho natural representando o sincretismo religioso nordestino do auto de Natal exposto na SANASA com visitação pública, realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas.
  • 2005 – Produção da Peça ” Coração Verde “, com patrocínio da SANASA e apoio da “OFICINA DO ESTUDANTE.
  • 2005 – Produção da Peça ” O dia D ” , sobre a vacinação contra a gripe na CIPAT/UNIMED- CAMPINAS.
  • 4º Festival de Inverno de Amparo dia 11/07/2004 – Espetáculos: “A CUCA VAI PEGAR” e “MEU BRASIL BRASILEIRO”.
  • XIV SEAPRE -Semana de Estudos e Aprofundamentos do Ensino Infantil e Fudamental -05 a 08/07/2004 -Ciclo de palestras ” O Teatro de bonecos auxiliando na aprendizagem”
  • Parceria em 2003/2004 com a Sanasa (Companhia de Água e Esgoto de Campinas/SP) apresentação da peça “Mais vale um esgoto limpão do que uma cidade na mão” nas escolas infantis deCampinas.
  • 2004 – COMEMORAÇÃO 10 ANOS- Casa de Cultura e Cidadania de Sousas de 22 a 26 de Novembro , com exposição, apresentações de espetáculos e palestra Reciclando o Mamulengo.
  • 2002 – 1ª Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas de 26 a 31 de Agosto .
  • 2002 – Produção da peça ” O VERÃO ” , inspirado no livro “ O Verão ” do autor campineiro João Proteti, autor de vários livros infantis, outubro 2002.
  • 2002 – VEREDAS – Revista Cultural do Banco do Brasil- Divulgação de foto de bonecos do GRUMALUC na matéria “As lembranças do escritor Ariano Suassuna”, novembro.
  • 6ª Exposição de Presépios da Cidade de Tapiratiba/SP – de 12/12/2002 a 05 Janeiro de 2003.
  • 1995 – PRODUÇÃO EM VÍDEO
  • “DIABELITUS” -Vídeo pioneiro sobre o controle do DIABETES TIPO I – insulino-dependente.
  • Orientação Científica: Dra. Alcina Vinhaes Bittencourt e Dra. Maria Cristina Actis de Freitas (Serviço de Diabetes – IAPSEB -BA)
  • Apoio Financeiro: Laboratório ELLI LILY do BrasilExibição: 10º Congresso Brasileiro de Diabetes ( Foz do Iguaçu/ PR)
  • 9º Congresso da Associação Latino-Americano de Diabetes (PR)Colônia de férias para crianças diabéticas (Salgado/SE
  • 11° Congresso Brasileiro de Diabetes (Salvador/BA)
  • DURAÇÃO: 24 minutos
  • AUTORAS: Márcia Marchette Teca Rios
  • Público atingido: Pacientes diabéticos, Médicos, Estudantes de medicina.
  • Cidades de atuação: -Araçariguma, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Campinas, Carapicuíba, Cotia, Conchal, Cosmópolis, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Elias Fauto, Guarulhos, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itapevi, Itu, Jandira, Jaguariuna, Juquitiba, Limeira, Louveira, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Monte-Mor, Nova Odessa, Osasco, Paulínia, Pirapora do Bom Jesus ,Pirituba, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, São Caetano, Santo André, Salto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, São Lourenço da Serra, Santo Antônio da Posse, Socorro, Sorocaba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa do Parnaíba, Sumaré, Tapiratiba, Vargem Grande Paulista, Valinhos e Vinhedo.